Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para outra sala e leio um livro.
Groucho Marx
“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.”
A frase do educador Rubem Alves resume bem a importância que a leitura tem para crianças pequenas.
Ler para as crianças é tão importante para o desenvolvimento na primeira infância, que a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os pais e cuidadores adotem essa prática desde o nascimento.
#1. Como a leitura pode influenciar o desenvolvimento do bebê?
Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento.
Diversas pesquisas e estudos identificaram que a formação de conexões cerebrais é mais propícia nesse período, que se estende da gestação até por volta dos 5 anos de idade.
Por isso, é muito importante oferecer cuidado, afeto e estímulos o mais cedo possível à criança, até mesmo durante a gestação, para que ela possa desenvolver de forma plena habilidades como pensar, falar, aprender e conviver.
“O bebê, ao nascer, já vem com a capacidade de escutar. Quando se lê para ele em voz alta ou se canta uma canção de ninar, ele se põe em posição de escuta.
Isso quer dizer que está tratando de construir significado à sua maneira. Por isso, é necessário alimentar essas potencialidades desde o príncipio da vida”.
Evelio Cabrejo Parra
Além de auxiliar o processo de aquisição da linguagem, ampliando a capacidade linguística do bebê, a leitura também amplia o vínculo afetivo entre pais e filhos, fortalecendo a estrutura psíquica e emocional da criança.
Assim, ela se sente segura para construir seu caminho de autonomia e de relacionamento social.
Quando a leitura se dá em contexto de afeto, o pensamento é favorecido, e a criança passa a identificar o ato de ler como atividade prazerosa, o que é essencial para que se torne hábito.
E, nesse caso, um hábito que lhe trará benefícios não só no campo da aprendizagem, mas também na estruturação da sua personalidade.
#2. Quais são os benefícios da leitura na primeira infância?
– Fortalece o vínculo com quem lê para ela (pais, familiares ou cuidadores).
– Desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio.
– Estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade.
– Ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções.
– Auxilia no desenvolvimento da empatia (a capacidade de colocar-se no lugar do outro).
– Ajuda a minimizar problemas comportamentais, como agressividade, hiperatividade e comportamento arredio.
– Auxilia na boa qualidade do sono.
– Desenvolve a linguagem oral.
#3. E onde conseguir livros?

Para saber o endereço das bibliotecas da sua cidade ou região, basta acessar o site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e fazer a busca.
Existem, também, clubes de livros infantis (esses são pagos) que enviam livros selecionados e recomendações pedagógicas pelo correio e de maneira digital. Um desses clubes é o Leiturinha, atualmente disponível em mais de 2.100 cidades.
O projeto conta, por outro lado, com um compromisso assistencial de incentivo à leitura em populações vulneráveis através de doações. Esse projeto recebeu o nome de Livros parados na estante não contam novas histórias.

Para fazer parte do projeto basta clicar na imagem.
Fontes:
1. Sociedade Brasileira de Pediatria: Receite um livro (folheto e livro).